Conhecer a Serva de Deus Madre Francisca Lechner é o desejo crescente de cada Filha do Amor Divino. Torná-la cada vez mais conhecida e amada é o imperativo do 25º Capítulo Geral da Congregação.

“Quanto mais admiramos e contemplamos as obras de Deus, tanto melhor reconhecemos nosso limitado conhecimento” Me. Francisca Lechne
A Fundadora, Madre Francisca Lechner, alemã, natural de Edling na Baviera, governou a congregação durante vinte e seis anos, de 1868 a 1894.
A Congregação, assim se expressa nos seus primeiros Estatutos: A Sociedade do Amor Divino é uma associação de mulheres dedicadas à educação de mulheres, preferencialmente ao atendimento e a formação de empregadas domésticas. Dedicando-se principalmente à assistência e educação da mulher, os membros da Sociedade, querem servir de instrumento ao Amor Divino, cooperando para que a mulher seja conduzida ao seu destino eterno.
A sua obra surge como uma aliança, de caráter divino e humano, com os mais diversos elementos, para combater e evitar o avanço da descrença, da ignorância e da desumanidade; e também, como algo que significa um modo de formular e de dizer que a mulher, mesmo simples, pobre, sem uma grande preparação intelectual, sem ser de origem nobre, e sem o suporte de ao menos um bom patrimônio financeiro-econômico, como era o seu caso, pode tornar em obras a sua experiência de fé. Demonstrando, assim, que encontrou espaço na Igreja e na sociedade, efetivando e ampliando uma evolução de caráter estrutural que já estava em processo.
Conforme mencionado, a Madre Francisca Lechner governou a congregação durante 26 anos. Por ocasião do seu falecimento, foi designada para o seu lugar a Madre Ignatia Egger, vienense que governou a Congregação durante 32 anos, de 1894 a 1926. É apenas a partir de 1913 que a Congregação começou a estender-se para além das fronteiras do Império austro-húngaro e a abrir-se para a missão universal da Igreja. À Madre Ignatia Egger foi sucedida por Madre M. Kostka Bauer, italiana natural de Veneza, governante da Congregação por dois períodos, de 1926-1932 e de 1932-1943.
Hoje, a Congregação das Filhas do Amor Divino é um Instituto religioso de abrangência intercontinental, presente em 18 países (Áustria, Alemanha, República Tcheca e Eslováquia, Hungria, Polônia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Uganda, Brasil, Bolívia, Ucrânia e Suíça), onde as Irmãs atuam estabelecidas em comunidades circunscritas em 12 Províncias.
Das 12 Províncias das Filhas do Amor Divino, duas estão no Brasil desde 1920. No Sul, denominada de Província Nossa Senhora da Anunciação, com sede em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, onde as Irmãs desenvolvem trabalhos nas áreas de saúde, educação, assistência social e comunidade eclesial de base.
No Nordeste / Centro Leste, denominada Província Nossa Senhora das Neves (PRONEVES), com sede em Natal, Rio Grande do Norte, onde as Irmãs desenvolvem trabalhos nas áreas de saúde, educação, assistência social, pastoral paroquial e evangelização
Oração pela Beatificação e Canonização de Me. Francisca Lechner

Deus, nosso Pai, na contemplação do Coração aberto de Jesus, vós permitistes à vossa serva Madre Francisca Lechner reconhecer a única coisa necessária na sua vida: a comunhão convosco, por meio do vosso Filho amado, no Amor do Espírito Santo.
Através desta experiência profunda do vosso infinito Amor, vós a impelistes a tornar visível o vosso Amor no mundo. Ela serviu com ardor incansável para a vossa honra e a salvação dos seres humanos que confiastes aos seus cuidados.
Esperamos confiantes que a considerastes digna da vossa contemplação eterna e ousamos pedir-vos: Socorrei-nos, por sua intercessão, em nossas necessidades, para que nos seja concedida a felicidade de vê-la gorificada também aqui na terra. Isto vos pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor e Deus, que convosco vive e reina, agora e sempre, na unidade do Espírito Santo. Amém.
A Congregação das Filhas do Amor Divino é um Instituto religioso de abrangência intercontinental, presente em 18 países (Áustria, Alemanha, República Tcheca e Eslováquia, Hungria, Polônia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Uganda, Brasil, Bolívia, Ucrânia e Suíça), onde as Irmãs atuam estabelecidas em comunidades circunscritas em 12 Províncias.
